Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Em apenas um dia, mais de 100 baleias são vistas no Sul do paísMais de 100 baleias francas, entre adultos e filhotes, foram vistas durante um sobrevoo realizado pelo Projeto Baleia Franca (PBF), nesta quarta-feira (15), no litoral sul do país, em praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Do total, 38 baleias, segundo o PBF, estavam concentradas em uma única praia de Laguna (SC), o que surpreendeu os pesquisadores.



Mais de 100 baleias francas, entre adultos e filhotes, foram vistas durante um sobrevoo realizado pelo Projeto Baleia Franca (PBF), nesta quarta-feira (15), no litoral sul do país, em praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Do total, 38 baleias, segundo o PBF, estavam concentradas em uma única praia de Laguna (SC), o que surpreendeu os pesquisadores.

De acordo com a assessoria do projeto, durante suas viagens, as baleias costumam ficar espalhadas pelo litoral. Pesquisadores afirmam que uma concentração tão grande de baleias em uma só praia não havia sido registrada.

No sobrevoo também foram registradas baleias semialbinas e com manchas brancas e cinzas no dorso. De acordo com a assessoria do projeto,  foram vistas duas baleias semialbinas adultas e seis com manchas brancas e cinzas no dorso. A média de aparecimento, por ano, é de apenas uma baleia albina no litoral.
 
Monitoramento aéreo
 
A atividade de monitoramento aéreo foi acompanhada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com o Projeto Baleia Franca, setembro é o mês de pico de registros de baleias francas na região, já que o litoral sul do país é considerado um berçário da espécie.

A região possui enseadas que servem como zonas de reprodução das baleias. A área é protegida por encostas, o que proporciona segurança para atividades de acasalamento, procriação, amamentação e preparo dos filhotes.

Segundo o PBF, as baleias começaram a chegar ao litoral sul em julho, para procriação, e em outubro começam a viagem de volta para as áreas de alimentação nas águas geladas do Pólo Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário